Concerto Didático de Encerramento

O VII Festival internacional de Violão em Campo Grande reuniu alguns dos maiores nomes do violão mundial, que realizaram concertos e masterclasses (aulas de interpretação musical) para o público campo-grandense e para músicos profissionais advindos de Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e ainda da Universidad nacional de Caaguazú e Universidad Nacional de Asunción, no Paraguai, que vieram especialmente para participar do evento.
Entretanto, o festival teve também um forte caráter social, pois ofereceu aulas de iniciação ao violão a jovens de bairros vulneráveis e distantes do centro de Campo Grande, como Dom Antônio, jardim Noroeste, Nova Lima, Bairro Rouxinóis, Comunidade Tia Eva, Comunidade São João Batista e Tiradentes, que começaram a aprender o instrumento há dois meses, com noções de teoria musical e leitura de partitura e no domingo, 4 de agosto de 2024, apresentam suas duas primeiras músicas aprendidas: Samba lelê e Chalana, com a participação especial de Márcio de Camilo.
Além de receberem aulas semanais, esses jovens receberam noções de teoria musical e participaram de ensaios, mastreasses e concertos no Curso de Música da UFMS. Todas essas atividades permitem que cada estudante tenha uma noção mais ampla e profunda do universo artístico musical e assim. Não se trata de formação musical, pois foram apenas 3 meses de aula, mas de um impulso claro e autêntico acerca da natureza do universo artístico e suas alegrias. Essas atividades didáticas foram financiadas por meio de emenda parlamentar do deputado Vander Loubet e têm direção artística de Marcelo Fernandes.






Instituto Guatavera





UNAPI ll




Instituto Cruzeiro Polo Dom Antônio





Associação dos Trabalhadores Indígenas de Mato Grosso do Sul







Escola Estadual Antônio Delfino Pereira (Comunidade Tia Eva)