O VII Festival internacional de Violão em Campo Grande reuniu alguns dos maiores nomes do violão mundial, que realizaram concertos e masterclasses (aulas de interpretação musical) para o público campo-grandense e para músicos profissionais advindos de Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e ainda da Universidad nacional de Caaguazú e Universidad Nacional de Asunción, no Paraguai, que vieram especialmente para participar do evento.
Entretanto, o festival teve também um forte caráter social, pois ofereceu aulas de iniciação ao violão a jovens de bairros vulneráveis e distantes do centro de Campo Grande, como Dom Antônio, jardim Noroeste, Nova Lima, Bairro Rouxinóis, Comunidade Tia Eva, Comunidade São João Batista e Tiradentes, que começaram a aprender o instrumento há dois meses, com noções de teoria musical e leitura de partitura e no domingo, 4 de agosto de 2024, apresentam suas duas primeiras músicas aprendidas: Samba lelê e Chalana, com a participação especial de Márcio de Camilo.
Além de receberem aulas semanais, esses jovens receberam noções de teoria musical e participaram de ensaios, mastreasses e concertos no Curso de Música da UFMS. Todas essas atividades permitem que cada estudante tenha uma noção mais ampla e profunda do universo artístico musical e assim. Não se trata de formação musical, pois foram apenas 3 meses de aula, mas de um impulso claro e autêntico acerca da natureza do universo artístico e suas alegrias. Essas atividades didáticas foram financiadas por meio de emenda parlamentar do deputado Vander Loubet e têm direção artística de Marcelo Fernandes.